IDP

Cursos livres on-line com certificação e gratuitos de Comunicação, Gestão e Economia

SOBREVIVENDO ÀS FAKE NEWS

Resumo

É difícil navegar pelas redes sociais sem se deparar com um amigo ou familiar compartilhando um conteúdo falso. Mais ainda: se não posso acreditar em tudo que leio, como identificar o que é realmente verdadeiro? Nesse curso aprenderemos o que é uma notícia, como ela é feita, quais os sinais de que um conteúdo pode ser falso, e como conversar com quem está compartilhando fake news por aí.

Objetivos de aprendizagem

• Entender o que é e como é de fato produzida uma notícia;
• Entender as diferenças entre notícias, opinião, sátiras, publicidade, etc;
• Aprender a criar diálogos construtivos com quem está compartilhando notícias falsas.

Perfil do aluno

Jovens acostumados a serem expostos às fake news nas redes sociais, com interesse em identificar narrativas verdadeiras e falsas e construir diálogos construtivos com quem está sendo enganado por notícias falsas.

professora

img1

Bárbara Libório

Jornalista especializada em jornalismo de investigação,dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos. É idealizadora e coordenadora do Elas no Congresso, um projeto da Revista AzMina que usa dados públicos do legislativo para monitorar os direitos das mulheres na Câmara e no Senado. Passou por Aos Fatos, Época, Canal Meio, IstoÉ, Folha de S.Paulo e Exame.com. É mestranda em Mídias Criativas na UFRJ.

CONTEÚDO DO CURSO

img1

Aula 01 - 25/02 às 15h - Como e do que é feita uma notícia?

Aula 02 - 26/02 às 15h - Desmentindo notícias falsas sem perder a amizade.

Assine nossa newsletter e receba novidades!