IDP

LAIPP

Laboratório de Avaliação & Inovação em Políticas Públicas

quem somos

O Laboratório de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas (LAIPP) é uma iniciativa dos Programas de Mestrado em Administração Pública e Economia do IDP que tem por objetivo principal preencher a lacuna entre o conhecimento gerado por meio de avaliações de políticas públicas cientificamente rigorosas e o conhecimento utilizado para implementação de políticas públicas e programas sociais no País.

o que fazemos

A rede de pesquisadores do LAIPP busca sintetizar, em linguagem clara, acessível e intuitiva, avaliações de políticas públicas nas mais diversas áreas do conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Além disso, em breve, lançaremos nosso Programa de Micromaster em Big Data para Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com o objetivo de capacitar pesquisadores em diferentes métodos de avaliação de impacto.

 

DESTAQUES

18/06/2021
A divulgação de informações sobre práticas de corrupção pode reduzir...
15/06/2021
A avaliação do estágio probatório tem sido efetiva para o...
11/06/2021
A percepção da sociedade brasileira sobre a diferença entre o...

As percepções de componentes da democracia possuem alguma influência sobre a avaliação do sistema político nacional?

04/06/21 Brasil Política Econômica e Governança Outros
Considerando que os cidadãos são capazes de avaliar o desempenho do sistema político, decidindo por apoiar ou rejeitar, estima-se o impacto de diferentes componentes da democracia na avaliação dos indivíduos acerca do regime político. Utilizando dados da World Values Survey, os resultados sugerem que as variáveis de percepções possuem influência significativa na avaliação do sistema político nacional, no qual demonstra-se que os entrevistados possuem o poder executivo como instituição fundamental do sistema democrático.


A combinação de políticas públicas para a agricultura familiar pode afetar o empoderamento socioeconômico e político das mulheres?

01/06/21 Brasil Gênero Outros
O movimento em relação à igualdade de gênero tem incentivado debates em torno do papel desempenhado pelo Estado e pelos cidadãos na busca de uma sociedade igualitária. As mulheres são fundamentais nos sistemas alimentares, sendo responsáveis pelo gerenciamento de renda e pela garantia de uma nutrição adequada para todos os membros do agregado familiar. No entanto, as lacunas de gênero a respeito do acesso à renda e da propriedade dos recursos produtivos no setor rural ainda são enormes. Diante desse cenário, Brandão et al. (2020) analisam como as políticas públicas destinadas aos agricultores familiares afetam o empoderamento socioeconômico e político das mulheres.


As diferenciações salariais entre o setor público e o setor privado possuem relação com a desigualdade de renda no Brasil?

28/05/21 Índia Política Econômica e Governança Outros
O Brasil, por mais que tenha reduzido sua desigualdade desde 1990, ainda é um dos países com a maior desigualdade de renda. As diferenças nas rendas obtidas entre o setor privado e público podem implicar diferenças nos indicadores de desigualdade. Buscando preencher a lacuna dos estudos de desigualdade de renda com foco nas diferenciações de rendas obtidas entre os setores, utilizou-se um modelo de painel dinâmico para entender essa possível relação. Os resultados demonstram que a educação e o crescimento econômico são fundamentais para a redução da desigualdade, porém deve-se observar a proporção de população abaixo da linha da pobreza.


Programas de bem-estar ajudam o trabalhador?

21/05/21 Estados Unidos da América Saúde Avaliação Experimental (RCT)
Programas de bem-estar no trabalho vêm crescendo e ganhando importância, dentre as razões desse fenômeno está a crença de empregadores que uma rotina saudável aumentaria a produtividade do empregado. Um programa de bem-estar que previa exames biométrico, avaliação do risco a saúde e atividades semanais foi desenhado e aplicado por dois anos aos trabalhadores da Universidade de Illinois, nos EUA. Informações administrativas, aplicação de questionários e aleatoriedade na seleção dos participantes permitiu avaliar o impacto da intervenção, encontrando efeitos nulos para o dispêndio médico, para a produtividade e para a promoção de hábitos saudáveis.

Cursos
Livres

No IDP você encontra cursos livres on-lines sobre os principais assuntos de Comunicação, Gestão, Economia e Direito.

SAIBA MAIS

CONTATO

SGAS Quadra 607 . Módulo 49 . Via L2 Sul - Brasília-DF - CEP 70200-670

(61) 3535.6565

laipp@idp.edu.br

Assine nossa newsletter
e receba novidades!